Imprimir
PDF

Vereador atuante e de luta!

Pin It

Iran Barbosa, o Professor Iran, sempre lutou e esteve ao lado dos trabalhadores e do povo.

Filho de uma família de trabalhadores, Iran nasceu em Aracaju e foi aluno do Colégio Presidente Vargas e da Universidade Federal de Sergipe, onde se formou em História e em Direito.

Ainda muito jovem, escolheu ser educador. É professor da rede pública e conhece de perto a realidade da sala de aula, do salário baixo, do ônibus lotado, das dificuldades enfrentadas pelo povo.

Dirigiu o SINTESE de 1995 a 2007, liderando os professores de Sergipe no enfrentamento a sucessivos governos autoritários, destacando-se como uma liderança sindical competente e de coragem.

Elegeu-se vereador de Aracaju em 2004. Na Câmara Municipal, teve atuação destacada. Foi Presidente da Comissão de Educação e Direitos Humanos e fez de seu mandato uma referência política para os trabalhadores e para os movimentos sociais.

Em 2006, foi o único parlamentar federal eleito pelo PT de Sergipe. Na Câmara Federal, foi um dos maiores especialistas em educação e o único sergipano a fazer parte da Comissão de Educação e Cultura.

Iran foi considerado o Deputado dos Professores e da Cultura; dos trabalhadores da cidade e do campo; dos aposentados; dos servidores públicos; dos jovens, dos idosos e das mulheres; do meio ambiente; dos direitos humanos e de tantas outras frentes de ação e luta.

Atento aos grandes temas nacionais, assegurou a conquista do Piso Salarial para os professores de todo o Brasil, combatendo todas as formas de exploração de crianças e adolescentes e se opos ao projeto de transposição do Rio São Francisco.

Iran defendeu a redução da jornada de trabalho; a proteção dos direitos dos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público e o respeito aos portadores de deficiência, aos negros, às populações LGBT's e às minorias.

Foi autor de inúmeros projetos, inclusive da proposta que transforma a cultura em direito social e cria o Sistema Nacional de Proteção aos salários e demais direitos dos trabalhadores.

Na Câmara Federal, abriu mão da aposentadoria de deputado e propôs emenda à Lei de Responsabilidade Fiscal, limitando o número da cargos comissionados e funções de confiança na Administração Pública.

Iran Barbosa foi coordenador nacional da Frente Parlamentar da Terra; representou, em Sergipe, a Frente Nacional em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e a Frente pela Cidadania LGBT.

Preocupado com as necessidades do povo de Sergipe, conquistou recursos fundamentais para o Estado, beneficiando os trabalhadores, os pequenos produtores, os projetos sociais, a cultura e a educação pública.

Na eleição de 2012, o povo de Aracaju reconheceu a trajetória de coerência e de luta de Iran Barbosa. Foi eleito o vereador mais votado da Capital, com 7.808 votos, tendo realizado um mandato de oposição com muita responsabilidade, coerência, ética e muito trabalho!

E os aracajuanos reconheceram o brilhante trabalho parlamentar do Vereador Iran Barbosa na Câmara de Aracaju nos últimos quatro anos, tanto que no último pleito municipal o reelegeram novamente como o mais votado da Capital, com 8.809 votos.

Sem dúvida, Iran Barbosa vai honrar esses votos realizando no Legislativo de Aracaju mais um mandato pautado pela ética, coerência, trabalho e compromisso com as causas coletivas e com o povo!

 

 

Comentarios (1)add comment

Márcio Cezar Feitoza said:

Conheci Iran através da minha esposa que foi professora do Estado e do Município de Aracaju. De lá até os dias atuais acompanho com cuidado e respeito a vida política deste cidadão. Me encho de felicidade em fazer justiça àquelas pessoas que verdadeiramente se dispõem à luta. O meu voto e os votos da minha família sempre serão daqueles que estejam ao lado do trabalho sério, e o Vereador Iran esteve e está deste lado.
Nossos parabéns e um grande e forte abraço!!!

Márcio Cezar Feitoza, Rozangela Monte Santo Corbal e Raíssa Corbal Feitoza.
 
report abuse
vote down
vote up
outubro 09, 2012
Votes: +2

Escreva seu Comentario
smaller | bigger

busy